Laudo de Ruído para Caracterização de Condições Ambientais
- Conama 001
- NBR 10.151 – ABNT – Medição de Ruído em áreas habitadas
- IEC 60651 – Medidores de Nível Sonoro
- IEC 60804 – Medidores de Nível Sonoro por Integração
- Analisador e Monitor de eventos de Ruído. Certificado de Calibração RBC
- Calibrador de Nível Sonoro. Certificado de Calibração RBC
- Software de tratamento de dados
- GPS- ETREX
- Anemômetro
Estamos em processo de Acreditação pelo INMETRO na norma de laboratorio NBR 17025/2017 para e ensaios de ruído/ níveis de pressão sonora ambientais e aptos a fornecer laudos de medições para o Estado de São Paulo/ Cetesb.
A análise do ruído ambiental adotou o seguinte procedimento e parâmetros de medição:
– Procedimento de medição
“PLOT” – Gráfico com todos os eventos de Níveis de Pressão Sonora-NPS (SPL), tomados durante o período de monitoramento de até 15 minutos, com amostragem de 1 evento / segundo, totalizando 900 medições do Nível de Pressão Sonora, com curva subjetiva A, em decibéis(dB), integrador com tempo de resposta Rápida (Fast), e detetor RMS Real** (True RMS).
– Para determinação do ruído ambiente por períodos
LAeq – Nível Equivalente Contínuo, em decibéis ponderados em “A” [dB (A)], e integrador com tempo de resposta Rápida (Fast): valor de energia contínuo (RMS) integrado durante todo o período de monitoramento, que corresponde a todos os distintos Níveis de Pressão Sonora avaliados.
– Para determinação do ruído estatístico
Ruído Estatístico (Ln): A avaliação estatística de eventos permite, entre outros, a obtenção dos parâmetros de L10, L50 e L90, em decibéis ponderados em “A” [dB (A)].
Nota: **RMS – “Root Mean Square” é o valor eficaz ou real de energia
O objetivo é avaliar as condições ambientais atuais no que se refere à emissão de ruídos na localidade de receptores eleitos em campanha de medições anterior à operação da subestação de energia – SE Guariba para constatar se a operação do empreendimento atende ao estabelecido na legislação/normalização.